Para quem pegou o bonde andando: Counter-Strike foi lançado como um MOD gratuito que adicionava um modo multiplayer ao bom e velho Half-Life. E esse game de terrorismo virou uma verdadeira coqueluche na Internet, enchendo servidores e LAN parties por todo o mundo. E aproveitando essa oportunidade, a criadora do original se uniu à Gearbox (responsável pela expansão Opposing Force) e juntos criaram uma versão single-player desse MOD: Condition Zero. Mas agora o projeto foi passado para a Ritual Entertainment.
Imaginem o melhor de dois mundos: toda a ação frenética e estratégia de equipe de Counter-Strike, só que com o enredo e as seqüências pré-definidas de Half-Life. E se isso não fosse suficiente, o pacote adiciona novas armas, cenários, novos tipos de missões e classes tanto no single-player quanto ao multiplayer.
Para evitar problemas de adaptação, Condition Zero não terá labirintos e quebra-cabeças. Mas seguindo o esquema de jogos de console como Goldeneye e Perfect Dark, jogadores exímios poderão liberar muitos segredos escondidos ao completar certos desafios - algo que promete aumentar ainda mais a longevidade do título.
Para garantir variedade, Condition Zero traz três modos de jogo. Narrative é o convencional, que lhe permite ver a trama e seguir um enredo até vencer o jogo. Endurance é para quem tem nervos de aço: você deve sobreviver ao ataque de oito bots por cinco minutos. Challenge é a versão hardcore, oferecendo missões com tempo contado e restrições como número de balas, usar apenas pistolas e outras maluquices.
No final de cada missão, você recebe uma recompensa em dinheiro pelo seu dsempenho. Essa grana pode ser usada para comprar mais equiipamento para você e sua equipe, além de possibilitar a melhora de seus soldados em habilidades específicas, como sniping (hehehe).
Existem seis campanhas no jogo: selva, meio urbano, Ásia, deserto, Europa e Ártico. Cada um desses traz terroristas e contra-terroristas específicos - cada qual com um conjunto de armas e roupas diferentes.