Há cinco anos atrás, o pobre cientista Gordon Freeman foi contratado para cuidar do departamento de Materiais Anômalos do centro de pesquisas de Black Mesa. Ele não sabia, mas o seu primeiro dia de trabalho seria inesquecível: logo em sua primeira experiência, ele abriria um portal para um mundo alienígena, que envia seus habitantes para invadir nosso planeta. O governo envia seus fuzileiros - que matam não apenas os E.T.s, mas também todas as testemunhas. Freeman fecha o ciclo viajando até o planeta-natal deles, Xen, e matando seu líder, Nihilant. O que ele não sabia é que o governo já conhecia esse planeta - e Freeman recebe uma oferta do misterioso homem de terno que explora o laboratório. Conhecido apenas como G-Man, Gordon é contratado para uma nova missão... que só foi revelada cinco anos, com o anúncio de "Half-Life 2".
Gordon agora precisa salvar a Cidade 17, um local fictício na Europa Oriental, que foi tomada pelos aliens. Junto com uma nova heroína, Alyx Vance, ele deve ultrapassar 12 capítulos, cada qual com cerca de quatro horas de duração, segundo a Valve. A invasão traz muitos clichês e inspiração de filmes B de terror: é só conferir nas fotos.
A maior revolução do game original estava na sua trama e nos ambientes: o laboratório parecia uma instalação verdadeira, com cozinhas, banheiros e uma arquitetura convincente (ao invés dos antigos castelos e naves genéricos de outros games de tiro). O enredo não era dividido em fase cujo único objetivo era matar alguém ou atravessar uma fase linear - Gordon percorria os corredores do centro de pesquisa encontrando inocentes e vendo pequenos incidentes desenrolarem a história. A continuação promete levar tudo isso ainda mais longe: o produtor do game afirma que muitos não saberão sequer dizer quais eventos são pré-definidos e quais acontecem aleatoriamente.
Mas isso não é tudo. Ao contrário do game original, que utilizava uma versão modificada do mecanismo de "Quake", "Half-Life 2" utiliza apenas tecnologia desenvolvida pela própria Valve. Além de contar com incríveis visuais - repletos de efeitos de partículas como fogo, fumaça e água, a continuação agora trará ambientes ainda mais interativos. Certas armas serão capazes de atear fogo em determinados objetos e estruturas, ou quebrá-las - não apenas mudando a forma dos mapas, mas também podendo ser usado como arma: que tal derrubar uma ponte de madeira sobre os comedores de cabeça?
O jogo poderá ser comprado através do Steam, o mecanismo de download da empresa. Interessados poderão pagar com cartão de crédito e puxar o game na mesmo hora - adquirindo o game na data de sua estréia nos EUA, que está marcada para o aniversário de cinco anos do original.